Outubro 07, 2019 1 Comentário

 

Os dias de sol e calor estão chegando. E as crianças adoram a oportunidade pra curtir e se refrescar na praia e na piscina.

Esta é uma época que devemos redobrar a atenção com os pequenos, dentro e fora da água.

Um filtro solar se faz indispensável na malinha da diversão!

 

Mas e os bebês? Como cuidar da pele deles durante a exposição ao sol?

Os pediatras recomendam o passeio a partir dos 6 meses, desde que com cuidados de proteção, que vamos te ensinar. Evite o horário entre 10 e 16 horas já que mesmo na sombra os raios solares estão presentes. Ah, mas se estiver nublado tudo bem, né? Não, as nuvens só bloqueiam a luminosidade, elas não são capazes de bloquear os raios UVA e UVB. Na praia, o bebê deve ficar embaixo do guarda sol e de preferência sentado sem contato direto com a areia. Após a brincadeira, o excesso de areia deve ser retirado para evitar problemas na pele.


Até os 6 meses, o uso de protetor não é aconselhado pelas Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Dermatologia pois nessa idade, a pele é muito fina e sensível, com maior risco de desenvolver alergias. Portanto, é indicado não expor o bebê diretamente ao sol. E nos momentos em que não há o que fazer, escolha períodos como inicio da manhã ou final de tarde (evite a exposição entre 10 e 16 horas), usando outros métodos de barreira, como as roupas e tendas com fator de proteção ultravioleta (FPU). Lembre-se de que, mesmo se o seu filho estiver embaixo do guarda-sol ou de árvores, ele precisa de proteção já que recebe radiação do sol.

Pra curtir a Piscina, tem alguma regra?

Pra curtir a piscina, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o ideal é esperar o bebê completar 6 meses. Isso porque, a partir dessa idade, o conduto auditivo (parte interna do ouvido), que até então era reto, forma uma curvatura, dificultando a entrada da água e reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra alguns agentes. Mas lembre-se de garantir que a água é limpa todos os dias, se as crianças tomam uma ducha antes de entrar na piscina e se os bebês usam fralda específica. Piscinas com cloro, podem irritar os olhos dos pequenos, fique sempre atento. É comum também a criança tentar beber a água da piscina, garanta que isso não aconteça, pois a ingestão do cloro é toxica, causando náusea, vômito e até diarreias

 

 

E para os maiores? Existe alguma regra pra escolha do filtro solar?

 


A partir dos 6 meses, já podemos usar com mais segurança o filtro solar, que deve oferecer no mínimo, fator 30 de proteção e quanto mais clara a pele da criança for, mais alto esse fator deve ser. Dê preferência para aqueles que são hipoalergênicos, resistentes à água e que apresentem proteção tanto dos raios UVB quanto UVA.

 

Aplique o filtro 20 minutos antes da exposição ao sol, para garantir a absorção e eficácia.  Aplique de maneira uniforme em todo o corpo, dobrinhas, pescoço e nos pezinhos e a pontinha das orelhas, é mais fácil deixar a criança sem roupa durante aplicação. Reaplique a cada duas horas e após o período que a criança brincou dentro da água. Todo cuidado é pouco, por isso os especialistas orientam que mesmo com o filtro solar, as crianças usem roupas e chapéus, que também podem proteger seu filho.

 

 

E os insetos, como evitar as picadas?

Assim como acontece com o protetor solar, o repelente só pode ser usado em bebês com mais de 6 meses. Antes disso, o ideal é a proteção mecânica, ou seja, telas e mosquiteiros. Recentemente podemos encontrar no mercado repelentes naturais, que não precisam do contato com a pele para agir. Podem ser colados em uma peca de roupa, capota do carrinho, etc. Já crianças maiores de 6 meses, podem usar repelente, fique atento na hora da escolha: leia sempre o rótulo para ver a idade permitida para uso e consulte o médico do seu filho.

 

 

 

 

Da pra curtir muito as férias de verão com as crianças com muita diversao e brincadeiras na agua, como eles adoram e sem correr riscos de queimaduras, picadas chatas e até mesmo da dengue, basta seguir essas dicas simples, oferecer muita água durante o dia e estar preparado com os itens que cada idade pede!

 

Nós do Outlet das Mamães, desejamos um verão inesquecíveis a todos vocês!


1 Resposta

Alexandre Silvestre Pinho
Alexandre Silvestre Pinho

Outubro 07, 2019

Cuidado com as crianças… dicas e conselhos são sempre bem vindos.
Obrigado

Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.