Outubro 07, 2019

Você já ouviu falar do teste da linguinha? O Brasil foi o primeiro país a tornar obrigatório o exame, que pode identificar problemas que podem interferir na amamentação, dentição, desenvolvimento da fala, mastigação e higiene oral.
O teste identifica possíveis alterações no frênulo, popularmente conhecido como "freio". O frênulo é como uma cordinha, que prende a pontinha da língua e impede que o bebê consiga "abraçar" o mamilo.
Se a língua não fica na posição adequada, o bebê acaba "estalando", mordendo o mamilo ou batendo no céu da boca, o que faz com que a sucção não seja tão efetiva e o pequeno acaba ficando cansado, pois faz muito esforço e tem pouca recompensa. Isso não quer dizer que todos os bebês que tem a língua presa terão dificuldade na amamentação ou e esse seja o motivo do pequeno não sugar leite suficiente, mas devemos ficar atentas a sinais. O teste deve ser feito por um profissional qualificado, preferencialmente um fonoaudiólogo. Tem dúvidas sobre amamentação ou outros assuntos relacionados? Conta pra gente! A sua dúvida pode ser de muitas outras mamães.


Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.